Comprar um imóvel é mais do que um simples sonho. Para muitas pessoas, se trata do investimento de uma vida, tamanha a sua importância. Sendo assim, é extremamente importante fazer um planejamento financeiro e se organizar, antes de assumir este investimento que certamente terá um enorme impacto na sua rotina e na de sua família.

Pensando nisso, no post de hoje selecionamos algumas dicas de organização que ajudarão você a concretizar a realização do sonho da casa própria, sem que seja preciso comprometer as finanças.  

Descubra, a seguir, as melhores dicas para você comprar um imóvel planejando de maneira assertiva as suas finanças. 

1 – Planejamento financeiro para comprar um imóvel: descubra quanto você gasta

Antes de mais nada, você tem a noção dos seus gastos no decorrer do mês? Se você não faz ideia, saiba que esse é o primeiro passo para se planejar financeiramente com o objetivo de adquirir um imóvel.

Sendo assim, registre os gastos (pode ser em um app como por exemplo, o Fortuno, ou mesmo uma simples planilha) durante o mês, mesmo daqueles considerados pequenos.

Ao concluir a soma dos custos você terá uma noção real do quanto poderá investir e o que será preciso “cortar” dos seus gastos para aumentar seu poder de aquisição do imóvel.

 

2 – Estabeleça o tipo de imóvel que você quer comprar

Em primeiro lugar, responda: qual tipo de imóvel você deseja? Uma casa ou um apartamento? 

Qual  tamanho? Número de quartos? Vagas na garagem? Você sabe que todos estes detalhes impactam no valor do imóvel, assim como a localização, não é mesmo? 

Também é importante atentar-se que há imóveis novos, usados e aqueles que ainda estão na planta, que costumam ter um valor mais atrativo.

Dessa forma, analise exatamente aquilo que você precisa para identificar se o seu orçamento atende às suas necessidades ou se, caso contrário, será preciso adaptar o imóvel à sua realidade financeira. 

 

3 – Para comprar um imóvel, antes de mais nada você precisa quitar suas dívidas e poupar

Para efetuar um planejamento financeiro com o intuito de se organizar e adquirir um imóvel, é preciso sobretudo procurar zerar suas dívidas. 

Afinal, é fundamental que a saúde financeira esteja em dia, haja vista que as parcelas  do financiamento do imóvel (se você optar pelo parcelamento) podem consumir uma parte considerável de sua renda.

Além disso, procure poupar o máximo possível para dar um valor “generoso” de entrada. Lembre-se que quanto maior a entrada, menor serão as parcelas, maior seu poder de negociação e melhor para seu bolso.

É sempre importante frisarmos a possibilidade de usar o FGTS para otimizar o valor da entrada do imóvel. 

 

4 – Reserve uma verba para gastos extras

Planejar-se financeiramente também implica em se preparar para eventuais gastos extras. 

Por exemplo, já parou para pensar nas despesas com impostos, cartório, dentre outros?

Portanto, a dica acima é das mais importantes e pode lhe poupar aquele aperto em determinados momentos. 

 

5 – Poupou? Faça render!

Quando falamos em comprar um imóvel, mais do que poupar e cortar alguns gastos, é essencial que você faça seu dinheiro render. 

Um macete comum é poupar cerca de um terço do valor do imóvel para dessa forma,  manter o prazo de financiamento (girando algo em torno de aproximadamente 12 anos), deixando as parcelas equivalentes ao valor de um aluguel.

Mas, não basta juntar o dinheiro, é necessário fazer com que ele se multiplique. Uma opção é a própria poupança. No entanto, há outros investimentos (alguns de maior risco, outros com menos). O ideal é buscar mais informações (há muito material rico na internet, vale a pena “dar um Google”). 

 

Concluindo: Dicas para se planejar financeiramente e comprar um imóvel: conclusão 

Nas dicas de se planejar financeiramente você viu 5 passos que irão te ajudar a comprar seu tão sonhado imóvel, que são:

  • Descubra quanto você gasta;
  • Defina o imóvel adequado;
  • Quite suas dívidas e poupe;
  • Tenha uma verba extra para despesas extras;
  • Faça render seu dinheiro.

Agora que você já tem as melhores orientações para comprar um imóvel, que tal bater um papo com nossa equipe de atendimento RB Imóveis e esclarecer eventuais dúvidas? Estamos te esperando!