Marília Almeida, de EXAME.com

São Paulo – O portal de classificado online Imovelweb dá descontos de 16% a 25% em lançamentos de imóveis nesta sexta-feira (28) durante a Black Friday, evento que promove descontos em compras.

As ofertas incluem apartamentos, residências e salas comerciais em 28 empreendimentos localizados nos estados de São Paulo e Paraná. Os descontos são de 16% para os imóveis em São Paulo e 25% no Paraná.

Participam da campanha 11 incorporadoras que negociam unidades na cidade e na região metropolitana de São Paulo, no litoral de São Paulo e na região metropolitana de Curitiba.

O classificado imobiliário online VivaReal reúne cerca de 200 empreendimentos de 12 incorporadoras com descontos de de 5% a 25%. As ofertas ficarão disponíveis até domingo (30) e as unidades estão localizadas em 66 cidades do país.

Cuidados

A compra e financiamento do imóvel compromete o orçamento. Portanto, a aquisição não deve ser feita por impulso, e o comprador deve buscar informações e pesquisar preços para refletir se está, de fato, fazendo um bom negócio.

Antes de aproveitar ofertas é necessário ter o crédito pré-aprovado pelo banco. “Nem todas as construtoras fazem uma avaliação de crédito na hora da venda”, diz Marcelo Tapai, advogado especialista em direito imobiliário e presidente do Comitê de Habitação da OAB/SP.

Caso o banco não aprove o financiamento depois da compra, o consumidor pode ter dificuldades para resgatar o dinheiro que já pagou à construtora.

O comprador não deve comprometer mais do que 30% da renda com financiamentos, tanto do imóvel como carro e outros empréstimos. “Caso ultrapasse esse limite, provavelmente o banco não irá liberar o crédito”, diz Tapai.

O advogado aconselha o comprador a guardar as propagandas que informem as características do imóvel, além de preço e condições da oferta. “Esses documentos podem servir de prova em caso de descumprimento do acordo pela construtora ou imobiliária”.

Antes de fechar a compra, é recomendável visitar o imóvel. “Só assim é possível saber se o local é seguro, de fácil acesso, tem pontos comerciais próximos e, principalmente, se a unidade está de acordo com o anúncio e não registra problemas”.

Também é indicado pesquisar o histórico da construtora por meio da consulta do CNPJ da empresa no Procon, na Prefeitura e no Cartório de Registro de Imóveis.

Fonte : exame.abril.com.br